sábado, 19 de junho de 2010

A história contada pelo seu povo


Acredito que a caixa-postal e a privacidade são coisas sagradas. E, por isso, não costumo importunar com e-mails - muitos deles sem sentido algum - que rodam pela web. Talvez por ser jornalista, prefiro fatos - com dados concretos e comprováveis - a hipóteses e histórias repetidas, como os tais dossiês que ganham as páginas da Veja e dos jornalões com um único objetivo: o da politicagem.

Trabalhando e vivendo em meio a classe média/alta brasileira - sem nunca esquecer o 'pézinho na senzala' de meus ascendentes -, fico indignado quando ouço que "a culpa é sempre do povo". O povo tratado como ignorante, vagabundo e, principalmente, que agora encontrou uma maneira de 'se encostar' com o "Bolsa Esmola" que lhes é dado "sem contrapartida" todo mês pelo tal governo 'populista'. Não culpo as pessoas que pensam desta maneira. Elas apenas repetem, como papagaios, aquilo que os 'respeitados' órgãos de imprensa do País lhes passa como fonte de informação 'confiável'.

E foi nesse meio - e após encontrar a cultura popular brasileira e procurar saber um pouco mais sobre ela - que percebi a beleza, a sabedoria, a sensibilidade e o espírito de coletividade do povo brasileiro, ao contrário do que me era relatado. Um povo que, mesmo massacrado e ignorado por séculos de governos elitistas atrelados ao imperialismo, vive feliz e honestamente.

Hoje leio que mais de 2,2 milhões de famílias (54% dos casos) abriram mão do Bolsa Família ou tiveram o auxílio suspenso pela elevação da renda. Seria mais um dado, se por trás dele não houvessem histórias. Histórias de justiça, por parte de quem foi sempre injustiçado.

Histórias de compromisso e solidariedade com seus semelhantes, daqueles que somente pediam uma oportunidade e tiveram de esperar tanto tempo por ela. Mas, principalmente, histórias que não precisam ser escritas nas páginas da Veja ou dos jornalões para mostrar que o país está mudando... para melhor. Histórias como essas aí embaixo (se quiser ler a reportagem, está aqui):

O motorista Eduardo Rodrigues, que mora em Osasco, na região metropolitana de São Paulo e é pai de uma menina, abriu mão de R$ 40 mensais porque passou em um concurso público. “Não era justo continuarmos recebendo”. Também suspendeu o benefício Sônia de Morais Mendes, moradora de Belo Horizonte. Mãe de três filhos, recebia R$ 112 por mês. Ela aumentou a renda familiar porque voltou com o ex-marido e conseguiu trabalho. “Eu hoje não preciso mais desse dinheiro, por isso fui na prefeitura e dei baixa”, contou.

O vendedor da Feira Livre de Marília (SP) Osvaldo Dutra de Oliveira Primo, pai de dois filhos, precisou do benefício do programa por cerca de três anos. “Foi uma época que estava desempregado, com problema de saúde. Eu praticamente alimentava minha família com esse dinheiro”, lembra. Depois de voltar a trabalhar não sacou mais o auxílio. “Eu usei na extrema necessidade. Assim que tive condições, procurei dar baixa para que outras famílias pudessem ter o benefício”
.

Minutos antes, havia visto um vídeo (está aí embaixo e em subtitles pode ser legendado em português) de uma escritora nigeriana - como muitos de nossos ascendentes - sobre histórias e o perigo do pensamento único.

Nele, Chimamanda Adichiefala conta sua história e fala um pouco sobre como se formam os "pré-conceitos". Diz ela: "Histórias importam. Muitas histórias importam. Histórias tem sido usadas para expropriar e tornar malígno.Mas histórias podem também ser usadas para capacitar e humanizar. Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem reparar essa dignidade perdida. Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso".

Assim, creio que aqueles que quiserem conhecer o paraíso chamado Brasil é melhor estar atento muito mais às histórias de seu povo àquelas relatadas nas páginas da Veja...



Créditos
Foto: Alberto Coutinho, em Olhares - Fotografia Online
Quadro: Arcos da Lapa, de Heitor dos Prazeres, em peregrinacultural.wordpress.com
Vídeo: Palestra de Chimamanda Adichiefala, em Ted.com